segunda, 17 outubro 2016

Projeto “Escola com Livros” – Empresários apoiam Bibliotecas Escolares - "O Ribatejo"

Decorreu ontem, dia 13 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de livros, oferecidos por várias empresas da região a estabelecimentos escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, no âmbito do projeto “Escola com Livros”. A cerimónia contou com as presenças de Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia, Inês Barroso, vereadora da Educação, Alfredo Amante, chefe de divisão da Educação, e Domingos Castro, coordenador do projeto “Escola com Livros” e representante da “Página Editora”.

Inês Barroso explicou que este projeto nasceu há um ano e meio e que a 1.ª entrega, em maio de 2015, permitiu um enriquecimento do património das bibliotecas escolares. “O ano passado tivemos uma adesão dos nossos empresários que levou à oferta de livros no valor de 7 mil euros e este ano tivemos um reforço da oferta, que agradecemos desde já, no valor de 11 mil euros, aos agrupamentos de escolas e às bibliotecas do nosso Concelho”.

Referiu, ainda, que este ano foram 63 as empresas que quiseram ajudar, oferecendo cerca de 1.000 livros, para enriquecer as bibliotecas e proporcionar uma educação de excelência aos alunos do Concelho.

Domingos Castro mencionou que estava sensibilizado com a adesão dos empresários e empresas do Concelho. “É absolutamente excecional a recetividade com que, na realidade, temos sido recebidos quando apresentamos o projeto. O livro tem sido esquecido em prol da internet mas não há dúvida que os livros fazem falta e principalmente, para as nossas crianças e alunos, e enquanto fator de desenvolvimento escolar, é essencial que existam nas bibliotecas”.

Acrescentou que, no futuro, vão existir mais editoras envolvidas, que mostraram interesse em aderir aos projeto e que também vão incluir os jardins-de-infância, a nível de material pedagógico.

Ricardo Gonçalves expressou que era gratificante ver 63 empresas do nosso Concelho associarem-se a este projeto. “Acredito que apesar de estarmos na era digital o livro nunca irá desaparecer, e com as crianças que estão numa idade em que necessitam de ser muitas vezes instigadas à leitura, acho que este projeto tem que nos encher de orgulho”.

in O Ribatejo: http://www.oribatejo.pt/2016/10/14/projeto-escola-com-livros-empresarios-apoiam-bibliotecas-escolares/

Histórias Incríveis - Viagens e Transportes
    Pervedant
    Domus Scallabis - Mediação Imobiliária, Lda.
    Neves & Carvalho, Lda
    Pastelaria Sacapeito